segunda-feira, 27 de junho de 2011

TAP e easyJet transportam quase 70% dos passageiros de e para Lisboa

A TAP, com 3,165 milhões de passageiros, e a easyJet, com 627,4 mil, têm reforçado este ano a preponderância no principal aeroporto de Portugal, atingindo nos primeiros cinco meses deste ano 69,5% do total de embarques e desembarques, com a companhia portuguesa a somar 58% e a low cost, 11,5%.
Os dados de tráfego do Aeroporto de Lisboa relativos aos primeiros cinco meses deste ano a que o PressTUR teve acesso mostram que, relativamente ao período homólogo de 2010, a TAP, com um aumento do movimento de passageiros em 9,8%, ganha 1,3 pontos de quota de mercado, e a easyJet, com um crescimento de 26,5%, sobe 1,74 pontos.
O Aeroporto de Lisboa teve até ao fim de Maio 5,46 milhões de embarques e desembarques, mais 7,4% ou mais cerca de 376 mil que há um ano, com a TAP a ter um incremento de aproximadamente 282,5 mil e a easyJet a ter mais cerca de 131,5 mil.
A TAP está, assim, mais líder e a easyJet, que ainda recentemente renovou o propósito de abrir em breve uma base em Lisboa, é, mais destacadamente, a nº 2, à frente da Lufthansa, que também cresce acima da taxa média do aeroporto, mas menos que a low cost, SATA Internacional e Iberia, que registam quebras.
A Lufthansa tem nos primeiros cinco meses deste ano um aumento do número de passageiros em 13,7%, ou cerca de 29 mil passageiros, para 238,5 mil passageiros, o que lhe permite ultrapassar a SATA Internacional, que tem a maior queda em valor absoluto deste período, em cerca de 46 mil passageiros (-19,6%, para 190,1 mil), e distanciar-se da espanhola Iberia, que tem uma queda de 5,9% ou cerca de 10,8 mil passageiros, para 172,2 mil.
A Lufthansa ganha, assim, 0,27 pontos de quota de mercado, para 4,4%, enquanto a SATA Internacional tem a maior queda deste período, em 1,15 pontos, para 3,5%, e a Iberia baixa 0,4 pontos, para 3,2%.
Entre as restantes companhias que integram o Top10 do Aeroporto de Lisboa nos primeiros cinco meses deste ano, apenas a Vueling, 9ª maior neste período, também perde quota de mercado (-0,49 pontos, para 1,4%), ao ter a segunda maior queda em valor absoluto (menos quase 20 mil passageiros ou -20,5%, para 76,2 mil).
A Air France, na 6ª posição, soma 162,5 mil passageiros, +9,5% ou mais cerca de 14 mil que há um ano, a British Airways é 7ª, com 109,9 mil passageiros, +8,7% ou mais cerca de 8,8 mil, e a KLM é 8ª, com 91,3 mil passageiros, +11,3% ou mais cerca de 9,3 mil.
A Air Europa fecha o Top10 com 74,2 mil passageiros, em alta de 30,6% ou cerca de 17,4 mil que há um ano.
Em valor absoluto, Air Europa é a quarta companhia que mais cresce em Lisboa, depois da TAP (mais cerca de 282,5 mil), da easyJet (mais cerca de 131,4 mil) e da Lufthansa (mais cerca de 28,8 mil).
A Air France é a 5ª companhia regular que mais cresce, com mais cerca de 14,1 mil passageiros, e depois vêm a KLM, com mais cerca de 9,3 mil, British Airways, com mais cerca de 8,8 mil, TACV, com mais cerca de sete mil, Turkish Airlines, com mais cerca de 3,6 mil, e Swiss, com mais cerca de 2,6 mil.
Para o crescimento do Aeroporto contribuíram ainda o início das operações da low cost Transavia, do grupo Air France - KLM, que transportou 15,2 mil passageiros, e a operação da Orbest, companhia charter da holding Orizonia, que este ano começou mais cedo e está a utilizar um avião maior, com mais cerca de 4,3 mil passageiros que há um ano.
Entre as companhias que têm maiores quedas de tráfego nos primeiros cinco meses contam-se, além da SATA Internacional, da Vueling e da Iberia, a White, companhia charter do grupo Omni, com menos quase oito mil passageiros, a finlandesa Finnair, com menos cerca de 7,4 mil, a francesa Aigle Azur, com menos cerca de 4,9 mil, e a low cost Niki, do grupo Air Berlin, com menos cerca de 4,1 mil passageiros.
No mês de Maio, em que 1,279 milhões de passageiros embarcaram e/ou desembarcaram em Lisboa, +9,1% ou mais cerca de 106,7 mil que há um ano, a TAP cresceu 12,3%, tendo um incremento de aproximadamente 78,7 mil passageiros, para 718,28 mil.
Seguiu-se a easyJet, com 142,8 mil, +26% ou mais cerca de 29,5 mil que há um ano, e depois a Lufthansa, com 57,6 mil, +7,5% ou mais quatro mil.
A SATA Internacional, apesar de um decréscimo do tráfego em 17,5% ou cerca de dez mil passageiros, manteve-se na 4ª posição, com 57,6 mil passageiros,
à frente da Iberia, que neste mês teve um aumento de 2,1%, para 40,8 mil.
A seguir vêm a Air France, com 39,4 mil passageiros (+5,1% ou mais cerca de 1,9 mil), British Airways, com 27,3 mil (+7,9% ou mais cerca de dois mil), Vueling, com 18,8 mil (-4,4% ou menos cerca de 900), KLM, com 18,7 mil (-3,1% ou menos cerca de 600), e Air Europa, com 15 mil (+13,7% ou mais cerca de 1,8 mil).
Em Maio, as companhias aéreas regulares disponibilizaram 1,68 milhões de lugares em voos de e para Lisboa, +6,6% ou mais cerca de 104 mil que há um ano, e tiveram uma taxa de ocupação média de 75%, em alta de 2,6%.
De Janeiro a Maio, a oferta de lugares em voos regulares totaliza 7,57 milhões, +3,7% ou mais cerca de 270 mil que no período homólogo de 2010, e a taxa de ocupação média tem uma subida de 3,1%, para 71%.
Em voos charter, a oferta de lugares baixou 35% em Maio, para 35,1 mil, e nos primeiros cinco meses do ano ficou 37,2% abaixo do período homólogo de 2010, em 126,8 mil.
A taxa de ocupação média dos voos charter foi de 79% em Maio, +1,4% que há um ano, e nos primeiros cinco meses foi também de 79%, em alta de 4,9%.

Fonte: Aqui

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