A fusão entre a companhia aérea chilena LAN com a empresa brasileira TAM talvez não seja concretizada. O acordo que pretende criar a maior companhia aérea da America Latina depende de uma autorização do Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC), que realizou uma audiência com as duas empresas para que apresentassem seus argumentos sobre o projeto. Na ocasião, executivos da TAM afirmaram que a empresa pode vir a buscar outro parceiro caso o TDLC não aprove a fusão. As duas companhias apresentaram a intenção de unir suas operações em 2010, mas uma associação de consumidores do Chile se opôs junto ao tribunal de livre concorrência chileno, que decidiu abrir um processo de investigação. A fusão entre as empresas ocorreria por meio de troca de ações para criação da Latam Airlines. Pelos termos do acordo firmado em 2010, a família Amaro --controladora da TAM-- terá cerca de 13,5% da Latam, mas seguirá com 80% das ações com direito a voto na TAM Linhas Aéreas, que será uma subsidiária de capital fechado da holding. A família Cueto, atual acionista majoritária da LAN, ficará com ao cerca de 24% da Latam. O contrato prevê um acordo de acionistas no bloco de controle determinando igual poder de voto para as duas partes. Caso a proposta seja aprovada, a Latam gerará um grupo de companhias aéreas que fornecerá serviços de transporte de passageiros e de carga a mais de 115 destinos em 23 países, através de uma frota de mais de 280 aeronaves e que contará com aproximadamente 40 mil funcionários. Informações do jornal Folha de São Paulo.
Fonte: Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário