O Embraer EMB-120 Brasília é um avião turbohélice bimotor pressurizado de alta-performance, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e européias, que adquiriram o tipo principalmente nas décadas de 80 e 90.
O Brasilia está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.
História
Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, a Embraer lançou em abril de1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.
Seu primeiro vôo foi em 27 de julho de 1983, entrando em serviço em outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.
Na metade da década de 90, a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americana e europeia um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, visando uma significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento turbohélice, com intervalos maiores entre revisões. Isto tornou este avião quase tão competitivo quanto o consagrado turbohélice regional ATR-42 Aerospatiale, seu principal concorrente .
Nessa mesma época, uma nova versão "Quick Change" do EMB-120 Brasília foi lançada, adaptada para transporte de passageiros e para transporte de carga, aumentando assim a produtividade do equipamento.
Mais de 350 unidades de EMB-120 Brasília estão voando no mundo inteiro, comprovando assim as boas características deste turbohélice regional para transporte de passageiros.
O modelo ainda se encontra em fabricação, porém sem pedidos em carteira.
No Brasil
O avião voou no Brasil pelas asas da Rio Sul, Meta, Rico, Air Minas, Passaredo, Interbrasil STAR, OceanAir, Pantanal, Nordeste, Penta,TAVAJ, KMW Táxi Aéreo, America Air e FAB. A própria fabricante Embraer usa um Brasília, número de série 120323, de matrícula PT-SXP, para transportar funcionários entre as fábricas de São José dos Campos (matriz), Gavião Peixoto e Botucatu, numa operação "shuttle". O Brasilia 120313 de matrícula PP-PSC já foi usado como shuttle pela Embraer também (hoje opera na FAB sob o registro FAB2020). Esporádicamente o Shuttle também é usado em transporte da Diretoria ou convidados da empresa.Operador Brasileiro
O Embraer EMB 120 Brasília no Brasil é utilizado pela Passaredo Transportes Aéreos, Air Minas e pela Sete Linhas Aéreas e pela TRIP Linas Aéreas (a NHT linhas aéreas receberá 02 E120 até novembro de 2011)
Ficha Técnica
Motorização (potência): 2 x Pratt & Whitney PW118B (1.800 shp);
Velocidade máxima: 583 km/h;
Velocidade long-range: 482 km/h;
Razão de subida inicial: 2.300 pés por minuto;
Capacidade: 30 passageiros;
Média ponderada de consumo de combustível (Descolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,07 Litro por assento/km voado;
Alcance máximo (MTOW): 1.482 quilômetros (Reserva 45 minutos);
Teto de serviço: 32.000 pés.
O Embraer EMB 120 Brasília no Brasil é utilizado pela Passaredo Transportes Aéreos, Air Minas e pela Sete Linhas Aéreas e pela TRIP Linas Aéreas (a NHT linhas aéreas receberá 02 E120 até novembro de 2011)
Ficha Técnica
Motorização (potência): 2 x Pratt & Whitney PW118B (1.800 shp);
Velocidade máxima: 583 km/h;
Velocidade long-range: 482 km/h;
Razão de subida inicial: 2.300 pés por minuto;
Capacidade: 30 passageiros;
Média ponderada de consumo de combustível (Descolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,07 Litro por assento/km voado;
Alcance máximo (MTOW): 1.482 quilômetros (Reserva 45 minutos);
Teto de serviço: 32.000 pés.
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