O SA-1 viria a tornar-se o A320 para 162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984, o A320 foi encomendado pela Air France e British Caledonian. O primeiro protótipo voou emfevereiro de 1987, equipado com dois motores CMF56, e a homologação pela JAA um ano mais tarde, em fevereiro de 1988.
O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks. Além disso, os computadores do avião "assumiriam o comando" da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.
Tanto assim que, no princípio de operações, esse avanço tecnológico provocou pelo menos três acidentes fatais, em que as tripulações "brigaram" com a máquina pelo comando da própria.
O A320 possui duas variantes: o A320-100 e o A320-200. O A320-100 é a versão de menor sucesso pelo fato de que apenas 21 A320-100 foram construídos. Estas aeronaves, as primeiras a serem construídas, foram entregues a Air Inter, que posteriormente foi adquirida pela Air France,British Airways (resultado de uma encomenda da British Caledonian Airways feita antes da aquisição pela British Airways) e Air France. As características do A320-200 são a maior capacidade de carregar combustível e maior alcance frente a versão -100. Os últimos cinco A320-100, operados pela British Airways, foram utilizado até o final de 2007.
O alcance com 150 passageiros para o A320-200 é de 5,400 km (2,900 nm). É equipado por 2 turbofans CFMI CFM56-5 ou IAE V2500 com empuxo entre 25,500 a 27,000 libras de força (113 kN a 120 kN).
O concorrente direto é o Boeing 737-800.
O alcance com 150 passageiros para o A320-200 é de 5,400 km (2,900 nm). É equipado por 2 turbofans CFMI CFM56-5 ou IAE V2500 com empuxo entre 25,500 a 27,000 libras de força (113 kN a 120 kN).
O concorrente direto é o Boeing 737-800.
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