quinta-feira, 24 de março de 2011

"Nova Fokker" construirá fábrica em Anápolis.

Depois de fazer uma vasta pesquisa de mercado em todo o Brasil, o presidente mundial da fabricante de aviões Rekkof Aircraft, Jaap Jacobson, e o presidente da empresa no Brasil, Paulo Almada, manifestaram intenção de instalar uma unidade industrial da empresa em Goiás.

Dia 15/03 no Palácio das Esmeraldas, eles assinaram com o governador Marconi Perillo um protocolo de intenções para a instalação da unidade para a montagem de aviões comerciais em Anápolis.

A empresa pretende investir R$ 1,23 bilhão e gerar 1,8 mil empregos diretos para produzir aeronaves de pequeno, médio e grande portes no Estado. A Rekkof Aircraft é uma empresa holandesa dedicada à reiniciar a produção de versões melhoradas dos jatos regionais Fokker F70 e Fokker F100 após sua produção ter sido encerrada quando a Fokker foi declarada falida, em 1996.

Para o executivo, o Brasil, por vocação, merece mais fábricas de aviões, embora tenha uma grande empresa como a Embraer. "Cremos e acreditamos em Goiás", enfatizou Almada, ao ressaltar que tudo aquilo que a Rekkof buscou no Brasil para se expandir "encontrou em Goiás."

A assinatura do documento ocorreu no Palácio das Esmeraldas, durante reunião com a presença de todo o secretariado, do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, e do senador Cyro Miranda, que no mês passado visitou a sede da empresa, na Holanda.

O governador Marconi Perillo disse que o Estado dará todo o suporte para a instalação da empresa de aeronaves em Goiás.A previsão é de que o processo de implantação da unidade tenha duas fases. A primeira, destinada à produção de peças e, a segunda, à fabricação das aeronaves. A partir de 2013 seriam montadas 60 aeronaves e no ano seguinte, seriam 160.



Opinião: Desejo boa sorte a "Nova Fokker" nesta nova empreitada. Eu particularmente adoro viajar de Fokker 100 (choro do motor inconfundível), sei também que a TAM "queimou" a imagem deles em terras "Tupiniquíns" e a Avianca, através da "falecida" Oceanair recuperou, embora mudando o nome da aeronave. Mas creio que instalar uma fábrica de aviões no Brasil que estará diretamente concorrendo com a Embraer (E190/195 com Fokker 100 e E170/175 com o Fokker 70) pode frear a expansão da Embraer. Como para ALGUNS no Brasil o que é de fora é luxo e o daqui é lixo, tenho este receio.


Fonte: Gynonline e jornal OPopular (o maior jornal de Goiás pertencendo ao mesmo grupo da afiliada da rede Globo aqui) em 16/03/11



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